Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Navegar utilizando Feeds (RSS e ATOM)

leave a comment »

Uma forma cada vez mais freqüente para difundir conteúdo pela rede são os , pequenos arquivos de texto com resumo acerca do conteúdo e com links para as páginas completas, porém isoladamente os arquivos de são apenas texto, sem nenhum controle ou forma de difusão de informação. Então o que os torna uma forma tão atraente para acompanhar a ?

Os distribuídos pelas páginas, não funcionam sozinhos, ou diretamente pelos navegadores(salvo exceções), eles precisão de programas() que os gerencie e os acompanhe, em tempo real.


Estes programas funcionam da seguinte forma: você visita uma página na web e localiza um gráfico ou texto indicando “” ou “”, se trata de um link para um arquivo, geralmente com essa configuração “http://googleblog.blogspot.com/atom.xml”, você deve então copiar esse endereço para o seu programa leitor de feeds ou para um . A partir desse momento, em intervalos regulares, será feita uma conexão com o link, se ocorrerem mudanças, estas serão baixadas e você será informado. Este arquivo que será baixado contém um resumo do que foi atualizado e o link para acesso direto.

No exemplo você percebe a grande vantagem dos em comparação à navegação convencional, os primeiros permitem que você fique sempre atualizado sobre as mudanças feitas nos sites escolhidos por você, e ainda lhe permite visualizar parte do conteúdo antes que decida se deseja realmente ir até a página acompanhada.

Os , sites de notícias, e grandes têm colocado em todas as suas páginas, proporcionando assim uma forma de navegação nova, a navegação personalizada e direta, onde você pode navegar diretamente ao conteúdo, sem ter de fazer ou seguir cadeias de links, antes de atingir o objetivo.

É claro que acompanhar as páginas que você procura ou mesmo os sites com sobre assuntos que lhe interessam não são as únicas atividades na web que você quer acompanhar, mas os feeds podem fazer mais.

Uma forma é através das páginas de buscas e seus feeds, com eles você poderá receber, com a freqüência que desejar, links sobre novos conteúdos, sobre o assunto que deseja.

Para deixar mais claro, um exemplo. Vamos pressupor que você queira se manter atualizado sobre os no “Iraque”, você pode acompanhar os feeds dos jornais com notícias internacionais, porém eles trarão muitos outros temas, além dos acontecidos no Iraque. Para solucionar você pode utilizar o ou o , e seus buscadores de notícias, para gerar os feeds personalizados.

O serviço de procura de notícias da Google funciona em . Faça a busca pelo termo “iraq” e no lado esquerdo do resultado surgiram dois links para feeds do tipo RSS e ATOM:

adicionando qualquer um dos dois ao seu leitor de feeds você será notificado sempre que novos resultados surgirem nessa busca.


O serviço de procura de notícias do Yahoo funciona em . Faça a busca pelo termo “iraq”, e no lado direito, ao final da página de resultados surgirá um link para feeds do tipo RSS:

utilize-o e seja notificado de cada atualização nessa busca.


Outra forma de utilizar os feeds para acompanhar qualquer assunto é através dos redirecionadores de , como comentei em um , transcrevo:

: estes serviços permitem que você acesse uma conta de e-mail sem nenhum cadastro prévio, você poderá usar qualquer nome que queira dentro do domínio, esses e-mails são muito úteis nos casos em que você só precisa do e-mail para confirmar um cadastro, e não irá utilizá-lo depois. Alguns desses serviços permitem que você acompanhe o recebimento de mensagens através de “feeds”. Alguns serviços deste tipo: e .”

Essa forma pode ser muito útil para acompanhar sites que oferecem para receber atualizações, ao invés de feeds.

A utilização dos feeds está proporcionando um enorme aumento da quantidade de conteúdo que podemos acompanhar, pelo menor tempo que levamos para achá-lo. Espero que estas informações o ajudem a desfrutar melhor essa ferramenta. Abordarei em um artigo próximo sobre os principais programas e de feeds, suas vantagens e características.

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NoDerivs 2.0 Brazil License.<!–

–>

Written by gandalfwizard

14 de janeiro de 2006 às 21:31

Publicado em atom, bloglines, dica, feed, google reader, rss

Deixe um comentário