Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Anotações ou Gravações

with one comment

Meses se passaram sem que fizesse uma postagem aqui no Blog, a razão está na substituição da forma de guardar idéias e informações nesse período, desde o início do ano passei a fazer gravações em aúdio, principalmente das minhas análises da Bovespa e de ativos, e sobre isso tratarei nesse post.
As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade “As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade.”
Victor-Marie Hugo

Sempre acreditei que a idéia de guardar informações por escrito seria o melhor meio de armazenar e consultar as mesmas no futuro, porém essa forma têm um problema, o tempo demandado para produzi-las é sempre superior comparado ao gasto se você externasse a mesma idéia através de uma simples conversa.

A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade“A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade.”
Arthur Schopenhauer

Resolvi experimentar as gravações, e foi então que me deparei com uma excelente ferramenta para preparar esses registros de conversa de forma simples e rápida, o Audacity, um programa gratuito e de código aberto, com excelentes ferramentas, observei alguns tutoriais sobre o soft (como os desses vídeos Introdução ao Audacity e Ferramentas do Audacity) e logo comecei a usar.

Nas análises de compra e venda a forma de usar é bem simples, tento fazer uma exposição o mais detalhada possível dos motivos que me levam a comprar o ativo, desde condições gerais do mercado, passando por dados específicos da empresa, e exponho a partir dessas informações o que espero do ativo, e quais objetivos tenho, em alguns casos até estratégias para alternativas ao cenário imaginado, e sempre tentando usar datas e valores da forma mais precisa que for possível.

A partir desse ponto funciona como as anotações escritas, basta escutá-las sempre que você achar que algo no cenário inicialmente planejado mudou, ou algum dos objetivos foi alcançado. Finalmente se decido vender exponho novamente tudo que analisei na hora da compra fazendo as comparações e retificações que forem necessárias, e analisando a qualidade da análise e da estratégia.

Portanto em resumo funciona como um diário de bordo, com todos os detalhes para análises posteriores, porém até o momento tenho tido apenas um problema com essa forma de gravação, que é a dificuldade de buscas no conteúdo gravado.

Enquanto nos textos posso fazer pesquisas rápidas por nome do ativo, ou preço de compra, ou qualquer outro dado no corpo do texto; nos áudios a pesquisa fica restrita ao nome dos arquivos e datas, tento ser exaustivamente descritivo na criação do nomes, colocando além do nome do ativo, as análises que fiz, e alguns dados que me chamam atenção, porém não é possível saber todo o conteúdo apenas por esse nome.

Tentei buscar por programas que pudessem fazer a busca dentro do conteúdo, encontrei algo online, o Pluggd, porém ainda é bastante precário, e não é um programa que pudesse deixar na minha maquina e fazer uma busca rápida como o Google Desktop pode fazer num texto.

Então nesse momento estou novamente repensando esse método de armazenagem, se não encontrar uma forma eficiente de indexar as gravações, a praticidade de criá-las se perderá na dificuldade de consultá-las, e digo isso com menos de um centena que gravei até o momento, o que poderei fazer então com alguns anos de armazenagem?

Creative Commons License
Licença Creative Commons
ESCLARECIMENTO: As análises e estudos são opiniões pessoais do autor, e nenhuma decisão de investimento deve ser tomada baseada no conteúdo deste Blog. Operações nos mercados financeiros exigem o conhecimento dos riscos envolvidos.
A reprodução do conteúdo é limitada aos termos da licença “CC”.

Written by gandalfwizard

25 de setembro de 2007 às 10:57

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Um dos melhores editores de áudio, sem dúvida.

    Eduardo Tetera

    3 de outubro de 2007 at 01:19


Deixe um comentário