Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Poupança em Ações: Investimento gradual?

leave a comment »

Quando nos encontramos numa tendência de alta de longo prazo, como a que vivenciamos hoje, o desejo de entrar nessa tendência e ganhar sobrepõe muitas vezes a razão, que nos mostra os movimentos dos mercados como cíclicos, e esquecer ou subestimar esse fato nos leva geralmente a prejuízos.

Muitas estratégias[bb] têm sua base, na busca por fundos e topos, comprar barato e vender caro, a idéia parece simples e tentadora, porém nenhuma dessas estratégias consegue estabelecer formas simples e de baixo investimento de tempo e recursos para determinar esses fundos e topos.

Com base na idéia que escolhendo ações que representem empresas com negócios estáveis e com alta procura (liquidez), a tendência a longo prazo é de alta, a estratégia da poupança em ações valoriza a tendência e não a busca de topos ou fundos. A motivação será melhor explicitada com a análises seguintes de algumas situações de investimento.

Gráfico com a variação mensal das ações da TNLP4 (Tele Norte Leste Participações) de 1998 a 2007Gráfico com a variação mensal das ações da TNLP4 (Tele Norte Leste Participações) de 1998 a 2007

O gráfico acima mostra a variação mensal da TNLP4 (Tele Norte Leste Participações) nos últimos 10 (dez) anos, de 1998 a 2007, podemos acompanhar nas linhas azuis as variações de curto prazo, que indicariam pontos ideais de compra nas bolas verdes e pontos de venda em amarelo, os pontos ficam claros analisando-se o gráfico do passado, porém a sua determinação exata no momento em que ocorre é quase impossível.

Por outro lado temos a linha vermelha como a baliza de toda a tendência do período que aponta uma valorização significativa, sem a necessidade de arriscar nenhuma antecipação de quedas ou altas.

Mas como conseguir seguir toda a tendência? Uma resposta simples seria a compra no início dela. Mas esse momento inicial não existe em nenhuma ação, o que existe é o ponto onde você escolhe comprar o ativo. Então vamos imaginar agora que o momento inicial de compra de TNLP4 (Tele Norte Leste Participações) foi Janeiro de 2001, representado pelo ponto amarelo, e o ponto de venda foi junho de 2006, representado pelo ponto verde. Observe no gráfico abaixo:

Gráfico com a variação mensal das ações da TNLP4 (Tele Norte Leste Participações) de 2001 a 2006Gráfico com a variação mensal das ações da TNLP4 (Tele Norte Leste Participações) de 2001 a 2006

A compra e venda nesses pontos teria representado um perda de mais de 30 pontos percentuais, num período de 5 anos e 6 meses, se o mesmo valor da compra durante o período tivesse sido mantido em uma caderneta de poupança, teria se valorizado mais de 60 pontos percentuais, se tivesse comprado um título do Tesouro Nacional referenciado pela taxa Selic, teria valorizado mais de 157 pontos percentuais. Assim comparando três investidores que tivessem feito essas escolhas teríamos o da poupança com 230,43% mais capital que o que comprou a ação, e o que comprou o título do Tesouro com 368,89% mais capital que o acionista da TNLP4 (Tele Norte Leste Participações).

Existe ainda uma outra forma de comprar toda uma tendência, sem precisar conhecer e estar em seu momento inicial, essa é a sugestão da poupança em ações, através das compras fixas mensais, assim você consegue estabelecer preços médios em qualquer ação, sem ter de investir tempo e dinheiro[bb] na determinação de quando ela está barata ou cara.

Por este motivo não deverá ser feito um aporte inicial, ou mesmo transferência de recursos de outros investimentos para a poupança em ações em um único momento, se as transferências forem feitas com periodicidade definida, nenhum problema, mas nunca investir um capital de R$ 10.000,00 no primeiro mês e fazer investimentos mensais de R$ 500,00. Pois se sua compra inicial for feita num topo poderá levar anos para que o preço médio de suas ações se aproxime desse valor.

Quando comentei sobre as corretoras na postagem “Poupança em Ações: Quanto investir? Como comprar?“, citei que várias corretoras exigem um aporte inicial, que deve ser evitado, porém se não for possível as compras utilizando-se esses recursos deverão abranger todas as ações da carteira da poupança em ações, como cada uma dessas ações estará em um momento, o risco de comprar um topo será menor.

Ainda com esse cuidado de distribuir os recursos ao longo do tempo é importante lembrar que algumas ações podem passar por longos períodos de baixa, por isso o horizonte de investimento mínimo para a poupança em ações é de 5(anos), porém costumo sempre analisá-la para 10(dez) anos.

3. Poupança em Ações: O que comprar?
2. Poupança em Ações: Quanto investir? Como comprar?
1. Poupança em Ações

Creative Commons License
Licença Creative Commons
ESCLARECIMENTO: As análises e estudos são opiniões pessoais do autor, e nenhuma decisão de investimento deve ser tomada baseada no conteúdo deste Blog. Operações nos mercados financeiros exigem o conhecimento dos riscos envolvidos.
A reprodução do conteúdo é limitada aos termos da licença “CC”.

Written by gandalfwizard

22 de dezembro de 2007 às 23:36

Deixe um comentário