Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Cenário fiscal pós-CPMF

leave a comment »

A batalha da CPMF não se encerrou. Terminou a temporada das encenações políticas de todos os tipos, em que emergem ameaças catastrofistas, estatísticas de conveniência, propostas e contrapropostas quase sempre insinceras.

Fez bem o governo em devotar alguma reflexão à dimensão do problema e suas opções de solução. A precipitação, além de não ser boa conselheira, poderia perturbar gratuitamente os mercados e fechar as possibilidades para um entendimento de alto nível nos campos congressual e partidário.

Crises fiscais demandam boa construção, não se lhes exigindo ação rápida como nas turbulências dos mercados cambial e monetário. Evidentemente, que tal cuidado não deve ser confundido com incúria ou desídia.

Os efeitos da extinção da CPMF devem ser encarados com responsabilidade. A perda de uma arrecadação de R$ 40 bilhões anuais é grave e repercute sobre o equilíbrio fiscal. Ninguém se iluda pensando que o problema será resolvido com recordes de arrecadação. Esses resultados são impotentes como remédio para questão, quando são consideradas a partilha de renda com as entidades subnacionais, as obsoletas vinculações de receita e os renitentes aumentos de gastos correntes.

Continua…

Link: Cenário fiscal pós-CPMF

Written by gandalfwizard

27 de dezembro de 2007 às 06:31

Publicado em CPMF, Governo, Impostos

Deixe um comentário