Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Montadoras têm abril com recorde de vendas e produção

leave a comment »

A indústria automotiva brasileira obteve em abril seu melhor desempenho histórico, com vendas e produção recordes e pode elevar em junho suas estimativas para todo o ano, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela associação que representa as montadoras instaladas no país, a Anfavea.

O setor vendeu em abril 261,2 mil veículos novos no mercado interno, acima do recorde anterior de outubro de 2007, de 244,5 mil unidades, e ultrapassou pela primeira vez a marca de 300 mil veículos fabricados em um único mês.

O desempenho acontece depois de um primeiro trimestre que já havia sido recorde e apesar de uma greve de auditores da receita federal que afetou linhas de produção por conta de atrasos em entregas de componentes.

Apesar do resultado recorde, o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, afirmou a jornalistas que a entidade deixou para o próximo mês para revisar sua projeção de vendas e produção para o ano. A previsão atual é de expansão nas vendas em 17,5 por cento sobre 2007, para 2,895 milhões de veículos, e aumento do volume fabricado em 8,9 por cento, para 3,235 milhões de unidades.

Até abril, as vendas já somam 909,2 mil unidades e a produção 1,09 milhão de veículos. Segundo um representante da entidade, que pediu para não ter seu nome revelado, até o momento o desempenho do setor vem acompanhando as projeções "mas os vetores estão apontando para cima", sinalizando uma elevação das perspectivas na próxima reunião de junho.

Segundo Schneider, a capacidade da indústria automotiva nacional está em 3,6 milhões de veículos e no segundo semestre esse nível deve se ampliar para 3,85 milhões, passando a 4 milhões em 2009. "Nós superamos a marca dos 300 mil veículos por mês. São poucos os países do mundo que fazem isso", comemorou o presidente da Anfavea.

Apesar do crescimento acelerado, o setor enfrenta alta nos preços de commodities, em especial do aço e também passa por pressão do real valorizado que prejudica exportações em dólar. Com isso, aumentos de preços podem ocorrer nos próximos meses.

"O movimento é de uma grande negociação (com siderúrgicas), mas se houver aumento de custos, vai haver aumento de preços… mas nossos índices de inflação estão abaixo dos de mercado", disse Schneider.

A expectativa da entidade é pela política industrial, que deve ser anunciada na próxima semana pelo governo federal. Segundo o presidente da Anfavea, o setor aguarda apoio para os investimentos em produção e estímulo ao desenvolvimento de engenharia e pesquisa no país.

"Nosso setor vem puxando o crescimento da indústria", disse Schneider, citando dados de que a participação do setor automotivo no PIB industrial passou de 19,9 por cento em 2006 para 22,1 por cento em 2007, nível considerado recorde pela associação.

Na comparação com março, as vendas de abril apresentaram alta de 12,5 por cento e ante o mesmo mês do ano passado houve expansão de 45,7 por cento. Já a produção de abril registrou alta de 6,2 por cento sobre março e avanço de 34,4 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Enquanto isso, as exportações no acumulado de janeiro a abril viram crescimento de 16,3 por cento sobre 2007, para 4,53 bilhões de dólares.

O emprego no setor fechou abril com 125.873 pessoas empregadas, alta de 15,2 por cento sobre igual mês do ano passado.

Reuters

Link: Montadoras têm abril com recorde de vendas e produção

Written by gandalfwizard

10 de maio de 2008 às 09:43

Publicado em Aço, Carros, Montadoras

Deixe um comentário