Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Aneel leiloa linhas de transmissão

leave a comment »

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) licita hoje 3 mil quilômetros de novas linhas de transmissão no País. Os principais trechos vão conectar os Estados de Manaus e Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN), garantindo uma economia de cerca de R$ 2 bilhões na Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), subsídio pago por todos os consumidores de energia para as térmicas da região Norte.

Ao todo, serão leiloadas 19 linhas de transmissão e 20 subestações de energia, com investimentos estimados em R$ 2,86 bilhões.

Manaus e Macapá serão ligados à usina de Tucuruí, no Pará, por um conjunto de sete linhas de transmissão, com extensão total de 1,8 mil quilômetros. Para o leilão, o conjunto foi dividido em três lotes.

Atualmente, as duas capitais estão isoladas do SIN e são abastecidas por usinas térmicas a óleo. O sistema interligado permite troca de energia entre as regiões brasileiras, garantindo o melhor aproveitamento dos diversos regimes hidrológicos do País.

A interligação de Manaus vai permitir ainda o "transporte virtual", para o resto do Brasil, do gás da província de Urucu, em meio à floresta amazônica. Isso porque o gás será usado para gerar energia na capital do Amazonas, que será enviada ao SIN nos períodos de seca nos rios da região Norte, onde está a usina de Tucuruí e onde será instalada Belo Monte. Segundo um técnico do setor, essa estratégia tem como objetivo poupar água nos reservatórios das usinas durante os meses de seca.

As linhas para Manaus e Macapá devem ficar prontas entre 2011 e 2012, caso não haja maiores dificuldades nas obras, realizadas em áreas de difícil acesso e com períodos de muita chuva. Será a última região a ser interligada ao SIN, uma vez que já há uma linha em construção para Rondônia e Acre. Essa região receberá ainda outra linha, necessária para escoar a energia das usinas do Rio Madeira, que deve ser licitada em setembro.

No leilão de hoje, a Aneel oferece ainda projetos que têm como objetivo reforçar a rede existente, devido a entrada de novos projetos de geração ou de grandes consumidores no sistema. São nove lotes de linhas e subestações em nove Estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A agência habilitou para a disputa 31 empresas, entre estatais, construtoras brasileiras e grupos espanhóis – estes, atualmente, os investidores mais agressivos no setor. Além disso, oito consórcios vão concorrer às concessões. Uma empresa, a Delta Construções, foi desqualificada por descumprimento das exigências do edital. Pelas regras do leilão, vence a empresa que se dispuser a receber a menor tarifa de transporte de energia.

Estado

Link: Aneel leiloa linhas de transmissão

Written by gandalfwizard

27 de junho de 2008 às 13:37

Publicado em Energia, Leilão, Transmissão

Deixe um comentário