Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Ministro quer nova estatal e partilha para o petróleo

with 3 comments

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, pretende sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criação de uma nova empresa estatal para administrar as gigantescas reservas petrolíferas da camada pré-sal, recentemente descobertas. Responsável pela elaboração de um novo modelo de exploração de petróleo, Lobão deverá apresentar em até 60 dias a conclusão dos estudos feitos pelo ministério. Após analisar as sugestões feitas nas últimas semanas, ele acredita que a melhor solução será adotar o regime de partilha da produção, o que exigirá mudanças na atual Lei do Petróleo.

"Seria uma empresa 100% da União, 100% do povo brasileiro", define Lobão. Nos países que adotam esse modelo, a estatal tem a tarefa de ditar o ritmo de produção e supervisionar a exploração dos campos. Não seria uma empresa para perfurar poços e extrair óleo do pré-sal – para isso, ela contrataria a Petrobras e outras petroleiras como prestadoras de serviço. Para o ministro, é uma função que não pode caber à Petrobras. "Não dá. Mais de 40% da Petrobras está em mãos privadas", argumenta. "Ninguém vai tirar a propriedade daqueles que compraram suas ações. Mas o patrimônio que está embaixo da terra é de todos os brasileiros".

Lobão rejeita, a princípio, a solução defendida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, que reúne as grandes empresas do setor, que pedem um decreto presidencial para aumentar a tributação atual, sem mudança no modelo de concessão. Hoje, as participações especiais – cobrados em campos de alta produtividade – têm limite de 40%. "Esses 40%, 60% ou 80% podem ser mínimos, insuficientes. Ou podem acabar se revelando exagerados mais adiante. Então é melhor que se retenham logo os recursos em um órgão do Estado", assinala.

O ministro ressalta que ainda não há uma decisão e que os contratos existentes serão preservados. Em entrevista ao Valor, Lobão defendeu também o aumento da tributação sobre a produção de minérios, prometeu reformas na legislação do setor e acenou com a abertura da operação de usinas nucleares ao setor privado, em parceria com a Eletrobrás.

Valor

Link: Ministro quer nova estatal e partilha para o petróleo

Written by gandalfwizard

27 de junho de 2008 às 08:47

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. É uma grande irresponsabilidade esta declaração, tudo que é 100% governo não funciona neste país.

    Carla

    27 de junho de 2008 at 17:25

  2. A Petrobrás nesse plano vira uma prestadora de serviços como queriam na Bolívia. Todo mundo contando com o óleo do pré sal e o governo vai arrancar assim de todo mundo. É realmente uma irresponsabilidade Carla.

    Luiz Junior

    28 de junho de 2008 at 01:06

  3. Os discursos até o momento parecem confusos e até contraditórios, o ministro diz que não irá mudar os contratos atuais, e pelo que sabemos grandes fatias do pré-sal já tiveram as licenças de exploração leiloadas.Estaria então o ministro limitando esta suposta nova estatal as novas descobertas? Ainda não está claro.Carla, concordo com você não espero muito de uma estatal. Pior ainda seria criar uma estatal para realizar uma função de governo, penso que nesse a ANP poderia administrar quaisquer novas regras para o setor? Pra que uma estatal senão para criar mais máquina burocrática e cara?Luiz, o posicionamento do MME pode gerar muitas preocupações para todos os acionistas da Petrobrás, muitos dos valores hoje negociados pressupõem que a Petrobras irá explorar as reservas do pré-sal.Obrigado pelos comentários.[]’s Gandalf Wizard

    Gandalf

    28 de junho de 2008 at 09:30


Deixe um comentário