Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Usiminas vai construir terminal para minério de ferro em Sepetiba

leave a comment »

A Usiminas anunciou, nesta segunda-feira (30/6), a compra de um terreno em Sepetiba, zona portuária do Rio de Janeiro, por 72 milhões de reais. No lote de 850 mil metros quadrados, a companhia pretende construir um terminal de embarque marítimo para seus produtos – entre eles, minério de ferro. Os planos são de iniciar a operação do terminal em 2012, em paralelo à expansão da produção de aço e minério.

O terreno foi comprado em leilão da massa falida da Companhia Mercantil e Industrial Ingá. Embora estratégica para a Usiminas, a área é bastante problemática no aspecto ambiental. De acordo com um relatório da corretora Planner, o terreno é considerado um dos maiores passivos ambientais do Rio de Janeiro. "Trata-se de um lago tóxico com 390 mil metros cúbicos de efluentes líquidos, abandonados pela empresa [Ingá] em 1998", explica a Planner.

O edital do leilão obriga a Usiminas a descontaminar a área. Em comunicado ao mercado, a siderúrgica afirma que "está ciente das questões ambientais que envolvem o terreno e vai gerenciá-las de modo a tornar a área uma referência do ponto de vista de gestão ambiental". A Usiminas não menciona quanto será investido na descontaminação da área, nem que trabalhos serão realizados.

Na mesma nota, a siderúrgica informa que a aquisição é “um passo estratégico alinhado ao processo de verticalização de sua cadeia produtiva”. A entrada da Usiminas no mercado de mineração ocorreu em fevereiro, quando a siderúrgica comprou a J.Mendes, uma das últimas grandes mineradoras independentes de Minas Gerais, por 925 milhões de dólares.

Na ocasião, a siderúrgica argumentou que a compra fazia parte da estratégia de verticalizar as operações. Além disso, apontou as perspectivas de forte demanda mundial por minério de ferro nos próximos anos e o processo de consolidação do setor, que aumenta o poder de barganha das mineradoras nas negociações com as siderúrgicas.

As quatro minas da J.Mendes têm reservas esperadas de até 1,8 bilhão de toneladas. Atualmente, a empresa produz 6 milhões de toneladas anuais de minério de ferro. Com um investimento total de 750 milhões de dólares, a Usiminas espera elevar a produção de minério para 29 milhões de toneladas até 2012. Na primeira etapa, que deve ser encerrada em 2010, serão aplicados 150 milhões de dólares para atingir uma capacidade produtiva de 13 milhões de toneladas.

Em março, a Usiminas anunciou um investimento adicional de 1 bilhão de dólares na J.Mendes, com o objetivo de construir uma pelotizadora de minério – as pelotas são produtos de maior valor agregado no mix de uma mineradora. A unidade deve entrar em operação entre 2013 e 2015, com uma capacidade de processar até 7 milhões de toneladas de minério por ano.

A Cosipa, siderúrgica paulista controlada pela Usiminas e instalada em Cubatão, será abastecida pelas minas da J.Mendes por meio das ferrovias da MRS Logística. Já a planta de Ipatinga, que não tem acesso às vias da MRS, deve se beneficiar com o hedge contra flutuações do preço internacional do minério. A empresa também pretende vender o excedente de produção no mercado à vista. O escoamento da produção até Sepetiba também será feito pela MRS.

A notícia não animou os investidores. Por volta das 11h55, as ações preferenciais classe A (USIM5) da empresa subiam 0,67%, cotadas a 80,24 reais. No mesmo momento, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, operava com alta de 1,10%, a 65.030 pontos.

Exame

Link: Usiminas vai construir terminal para minério de ferro em Sepetiba

Written by gandalfwizard

30 de junho de 2008 às 16:58

Deixe um comentário