Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Proposta pela Agrenco e interesses dos minoritários

leave a comment »

Odair Gomes
Investidor Informado

Poucas semanas após a  confusão em torno da Agrenco, e dos seus executivos com a polícia federal, a empresa é alvo de uma disputa de vários grupos por seu controle.

O primeiro pretendente foi o Louis Dreyfus, que negociava com a empresa um aporte de capital desde antes os problemas legais, porém a  proposta tinha forte resistência, apesar da situação extremamente frágil da Agrenco.

A empresa soma dívidas de curto prazo superiores a R$ 1 bilhão, com valores em caixa de pouco mais de R$ 50 milhões. A proposta da Louis Dreyfus era uma última esperança, apesar de apresentar valor abaixo do de mercado, não estender a proposta aos minoritários, e ainda não oferecer nenhuma garantia de recursos para o pagamento das dívidas. A Louis Dreyfus contaria assim apenas com a possibilidade de pagamento atravé da geração de caixa e negociação com os credores.

O cenário começou a mudar com o surgimento de duas novas propostas, do grupo Noble e da Glencore, a proposta do grupo Noble é bastante semelhante a do grupo Louis Dreyfus, porém tinha o acréscimo de estender a oferta aos minoritários e um aumento no valor por ação de cerca de 15%.

A Louis Dreyfus garantiu a extensão de sua proposta aos minoritários, porém afirma precisar terminar uma auditoria nos resultados da empresa afim de confirmar a oferta.

Nesta semana surge um terceiro concorrente a Glencore, a trading que ficou conhecida no Brasil por ser a controladora da mineradora Xstrata, alvo de uma oferta mal sucedida da Vale. Os termos da proposta da empresa não foram divulgados, porém é provável que em vista da concorrência a oferta possa subir.

A Glencore esteve presente no mercado brasileiro de soja até 1997, quando vendeu suas operações, a Agrenco seria uma porta para a volta ao mercado brasileiro.

Com a procura o conselho de administração da Agrenco decidiu contratar um banco de investimentos para ajudar na análise da melhor proposta. Para muitos dos acionistas a pergunta agora é se essa proposta levará em conta os interesses dos minoritários, sendo que estes não possuem tag along garantido pelo estatuto da Agrenco.

Lendo Meus Pensamentos

Link: Proposta pela Agrenco e interesses dos minoritários

Written by gandalfwizard

16 de julho de 2008 às 08:50

Publicado em Agrenco, Glencore, Louis Dreyfus

Deixe um comentário