Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Volks dá férias no PR; em Manaus 10 mil estão de folga

leave a comment »

A Volkswagen anunciou hoje que vai conceder férias coletivas a 900 trabalhadores que fazem o terceiro turno na unidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, como uma forma de "adequação do processo produtivo". Os trabalhadores ficarão em casa durante dez dias entre 3 e 13 de novembro. A empresa monta na unidade paranaense aproximadamente 810 veículos por dia nos três turnos.

De acordo com a assessoria, a Volks tem "flexibilidade" para evitar qualquer descontinuidade no fornecimento de veículos durante o período das férias coletivas. Segundo a direção do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a Volks já tinha cortado as horas extras desde a semana passada. Na nota em que comunicou as férias em São José dos Pinhais, a empresa ressaltou que também há previsão de descanso de 12 dias entre o Natal e Ano Novo na unidade de São Bernardo do Campo (ABC paulista), "decorrente de plano de compensação de dias".

Entre as outras montadoras de veículos que têm unidades no Paraná, a Renault, que trabalha em dois turnos, informou que não houve nenhuma alteração na programação da empresa. Também a Volvo, que fabrica caminhões em dois turnos, ônibus em um turno, e cabines e motores em três turnos, mantêm a produção normal e somente concederá as férias coletivas de fim de ano.

A Case New Holland, fabricante de tratores e colheitadeiras, igualmente continuará a funcionar em três turnos. São José dos CamposA diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à Conlutas, voltou a paralisar hoje por uma hora o primeiro turno do setor de produção da S10/Powertrain da unidade da General Motors do Brasil (GM). Ontem o primeiro turno do MVA e do segundo turno da S10/Powertrain já haviam parado a produção. "Somando-se as assembléias, cerca de 5 mil metalúrgicos aderiram às paralisações, com uma hora de duração cada", observa o secretário-geral da categoria, Luiz Carlos Prates.

As manifestações fazem parte do protesto contra a decisão da multinacional norte-americana em conceder férias coletivas partir da próxima segunda-feira aos 2 mil funcionários do segundo turno da linha de montagem do Corsa em São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba. A medida tem duração de 14 dias e segue até o próximo dia 2 de novembro. Segundo a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos além do Corsa, a folga ainda vai comprometer a produção da Zafira e Montana, bem como a Powertrain, subsidiária que faz motores.

A assessoria de imprensa da GM confirmou as férias, mas não fez outros comentários a respeito. ManausMais de 10 mil trabalhadores de 16 empresas do distrito industrial de Manaus estão ou entrarão em férias coletivas neste mês, como reflexo da crise mundial, que já freia a produção e coloca o mercado de trabalho tenso, na expectativa de possíveis demissões. Só o grupo Honda, uma das maiores empresas do pólo industrial de Manaus, é responsável por ter suspendido as operações de 5 mil trabalhadores (de Moto Honda, Honda Lock e Honda Componentes).

"Essas férias são além das coletivas de fim de ano, que começam próximo ao Natal", explica o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, João Brandão. Segundo Brandão, entre as empresas que já teriam anunciado ou começado as férias coletivas, de 15 a 20 dias, estão, além do grupo Honda, Yamaha, Elgin, Denso, Federal Mogul, Keihin, MCD, Mitsuba, Musashi, Nippon, Nissin, Scorpios, Showa e Sodécia. A Yamaha concedeu férias coletivas a 55% dos funcionários, ou cerca de 700 trabalhadores do pólo industrial de Manaus.

Estado

Link: Volks dá férias no PR; em Manaus 10 mil estão de folga

Written by gandalfwizard

19 de outubro de 2008 às 08:15

Publicado em Carros, Gm, Volkswagem

Deixe um comentário