Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Presidente da Petrobras acredita em unificação de Iara e Carioca, mas não de Tupi

leave a comment »

Gandalf Wizard
Investidor Informado

José Sérgio Gabrielli, presidente executivo da Petrobras, admite que os poços Iara e Carioca possam vir a ser unificados com outros adjacentes. Afasta, contudo, a possibilidade do mesmo acontecer com o Tupi, poço onde a Petrobras, a BG, e a Galp Energia realizaram uma das maiores descobertas.

Tupi, poço onde foram descobertas elevadas quantidades de petróleo em Novembro de 2007, não deverá exceder as “fronteiras” do contrato de concessão, segundo Gabrielli que afasta, assim, a necessidade deste poço vir a ser unificado. A legislação brasileira define que quando um poço se estende além da área de concessão tem de ser explorado em conjunto com os operadores dos poços adjacentes.

Já em relação ao Iara e ao Carioca, o presidente da Petrobras admite que isso deve acontecer. “Penso que não vamos ter um processo de unificação. Em Tupi, provavelmente não o teremos. Em Iara sim, vamos ter de o fazer. Em Guara e no Carioca, talvez, talvez não”, comentou Gabrielli em Londres, em declarações citadas pela Bloomberg.

Várias descobertas de petróleo Brasil têm sido feitas, essencialmente na camada pré-sal. Segundo Márcio Mello, presidente da Autoridade Nacional do Petróleo do Brasil, os campos petrolíferos do pré-sal, nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo podem conter mais de 100 bilhões de barris de petróleo.

Jornal de Negócios adaptado por Investidor Informado

Link: Presidente da Petrobras admite unificação do Iara e do Carioca mas não do Tupi

Written by gandalfwizard

3 de fevereiro de 2009 às 10:43

Publicado em Petrobras, Pré-sal, Tupi

Deixe um comentário