Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Negativa da Anglo American à Xstrata pode despertar Vale e Chinalco

leave a comment »

Gandalf Wizard
Investidor Informado

A Anglo American rejeitou, ontem, a fusão com a sua concorrente anglo-suíça, Xstrata, uma decisão que poderá fazer com que surjam ofertas de outras empresas como a Vale do Rio Doce ou a Chinalco.

A Xstrata propôs uma fusão de US$ 37,19 bilhões de dólares que foi rejeitada ontem pela Anglo American. A empresa quer criar uma fusão das minas de carvão, cobre e zinco em África, na América-Latina e na Austrália.

“Pensamos que faria mais sentido a fusão da Xstrata com a Vale do que com a Anglo”, disseram Nick Hatch da ING e Paul Cliff da Nomura Securities em entrevista à Bloomberg.

Contatada pela Bloomberg, a porta-voz da Vale do Rio Doce não quis comentar o rumor, assim como os porta-vozes da Xstrata e da Anglo.

A proposta da Xstrata deverá estimular a consolidação entre as empresas mineiras enquanto estas competem pelo acesso às fontes de matéria-prima. Segundo a Reuters, há rumores de que a Chinalco poderá fazer uma oferta de 2.200 pence por ação à Anglo-American, o que avalia o grupo em US$ 37,35 bilhões de dólares.

Contatado pela Reuters, o porta-voz da Chinalco informou que a empresa está “alheia a qualquer conversação” e os representantes da Chinalco em Londres negaram prestar declarações.

"Esperamos que a Anglo e a Xstrata continuem no epicentro da próxima onda de consolidação do setor”, informou a Nomura à Reuters, num comunicado.

Ontem, a Anglo American chegou a valorizar mais de 12%. Hoje a mineira abriu em queda, embora tenha registado uma diminuição das perdas no mercado com os rumores do interesse da Chinalco.

Jornal de Negócios adaptado por Investidor Informado

Link: Cancelamento da fusão entre Anglo American e Xstrata pode despertar outras ofertas

Written by gandalfwizard

23 de junho de 2009 às 16:24

Publicado em Anglo American, Vale, Xstrata

Deixe um comentário