Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Estoques caem e uso da capacidade da indústria é de 79,5%

leave a comment »

A indústria nacional finalizou o seu processo de ajuste de estoques e deve aumentar sua produção mais fortemente a partir do terceiro trimestre, que começa hoje, segundo levantamento realizado e divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com a FGV, o nível de estoques da indústria em junho ficou em 93,5 pontos, acima da média histórica de 91,9 pontos.

A pesquisa apontou que a parcela de empresas que apontam estar com estoques insuficientes para atender o mercado aumentou de 3,3% durante maio para 5,9% em junho, enquanto a proporção das que afirmam estar com estoques excessivos diminuiu de 14,1% para 12,4%.

Outro indicador que apontou melhora foi o índice de confiança da indústria com uma alta de 4,8% em junho ante maio, passando de 89,5 pontos para 93,8 pontos, representando o maior nível desde outubro do ano passado. No mesmo mês, a fundação apontou que o Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria subiu de 79,2% em maio para 79,5% em junho.

Indicador da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), também divulgado ontem, apontou que em maio o nível da atividade na indústria paulista subiu 0,9% na comparação com abril, porém ainda apresentando queda de 9,3% na comparação com o mesmo mês de 2008. Já no acumulado do ano, a retração anotada foi de 12, 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria paulista, apresentou um número mais positivo do que o índice da indústria nacional, e subiu para 80,4% no mês de maio ante 78,9% em abril, no cálculo sem ajuste.

No entanto, a entidade patronal apontou que a atividade produtiva da indústria brasileira deve recuar 8,8% em 2009 por conta da queda de 35% na exportação de produtos industrializados, puxada pela retração do mercado global.

Os indicadores da indústria fluminense também apontaram para uma melhora em maio, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Em maio, em relação a abril, a alta das vendas foi de 3,3%. Já o volume de pedidos foi o segundo melhor de 2009, atrás apenas do mês de março, com destaque para os setores de Veículos Automotores e Outros Equipamentos de Transporte.

A indústria finalizou o seu processo de ajuste de estoques e deve aumentar sua produção a partir do terceiro trimestre, que começa hoje, segundo levantamento da FGV.

DCI

Link: Estoques caem e uso da capacidade da indústria é de 79,5%

Written by gandalfwizard

1 de julho de 2009 às 07:35

Publicado em Crise, Indústria, PIB

Deixe um comentário