Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Natura: controladores ficarão com 58%

leave a comment »

A Natura registrou nesta quinta-feira um pedido de análise prévia para realizar uma oferta pública secundária de ações ordinárias. De acordo com comunicado encaminhado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os controladores da empresa de cosméticos venderão uma parte dos papéis de sua titularidade, sem que isso represente transferência do controle da companhia.

O prospecto não definiu o calendário da operação e a quantidade de papéis a serem ofertados ainda não foram definidos. O preço será estabelecido pelo procedimento de bookbuilding, no qual os investidores institucionais informam quanto estão dispostos a pagar pelas ações. A expectativa é de que os controladores vendam o equivalente a R$ 1,8 bilhão em ações ordinárias. Atualmente, os controladores detêm 73,4% da companhia e com a diluição de sua participação passariam a deter aproximadamente 58% do capital social.

Segundo o último relatório publicado pelo Goldman Saches, no início de junho, a Natura oferece um investimento atrativo perfil, com tendência de crescimento das vendas entre 2009-2011, do Ebtida e uma boa geração de caixa. De acordo com o relatório do Goldman, dois fatores devem impulsionar o crescimento sustentado a Natura. A primeira está relacionada às medidas iniciadas há um ano para aumentar a comercialização, a inovação e a produtividade que já começaram a contribuir para os resultados. Já a segunda é referente à marca forte, que apela à aspirações de uma ampla, jovens de classe média emergente.

Apesar do ciclo de crescimento que a companhia se encontra, os analistas do Goldman Sachs afirmaram estar neutros para o papel devido ao potencial de venda de ações por parte dos acionistas controladores. A operação, no médio prazo, é vista como positiva, pois deve provocar um incremento do free float de 25% para 40%. Durante o primeiro boato de que a Natura iria a mercado, o banco Fator explicou que a as ações deverão ficar pressionadas no curtíssimo prazo, principalmente em função do suposto volume da operação (equivalente a 95 pregões, de acordo com média dos últimos 12 meses), e da suposta diminuição de participação dos próprios controladores.

Segundo os especialistas do banco, as fortes quedas nas cotações constituem-se em oportunidades de compra, em função dos fundamentos operacionais, perspectivas para a companhia e dinâmica do negócio. "Ressaltamos a perspectiva de elevado crescimento de vendas suportado pelo aumento do número de consultoras, produtividade das mesmas e portfolio de produtos inovadores e amplamente divulgados. Além da perspectiva de crescimento de vendas em ritmo mais forte que a grande maioria dos segmentos do varejo, destacamos o alto patamar de rentabilidade", afirma o relatório do Fator. A recomendação, ao final de maio era de manutenção para as ações da Natura e preço alvo de R$ 27,59 para o final do ano.

Outras companhias já haviam anunciado o retorno ao mercado, como BR Malls, Hypermarcas e Light. O movimento está ganhando força após um ano de paralisação nas ofertas devido à crise global. Com o sucesso da oferta da Visanet, a expectativa do mercado é de que uma nova onda de ofertas chegue ao mercado.

Monitor Mercantil

Link: Natura: controladores ficarão com 58%

Written by gandalfwizard

4 de julho de 2009 às 07:46

Publicado em Controle, Cosméticos, Natura

Deixe um comentário