Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Vale estuda compra de mineradora africana

leave a comment »

A Vale do Rio Doce quer comprar a mineradora Central African Mining & Exploration (Camec), proprietária de minas em diversos países da África.

Os ativos mais relevantes da Camec são minas de cobalto na República Popular do Congo, mas a mineradora, com sede em Londres, também explora cobre, carvão e platina. Suas atividades estendem-se por diversos países, como Moçambique, Zimbábue, África do Sul, Mali, Namíbia e Quênia.

Não é a primeira incursão da mineradora na África. Em março passado, a Vale formou uma joint-venture com a sul-africana African Rainbow Minerals Limited para explorar jazidas de cobre na África do Sul.

Segundo analistas, a expansão da Vale na África leva a mineradora a uma nova frente de combate à expansão de suas principais concorrentes, a Anglo-American e a australiana Rio Tinto, sem esquecer a suíça Xtrata. A África, dizem analistas, é um dos locais onde ainda há empresas grandes o suficiente para fazerem diferença em uma gigante como a Vale, mas pequenas o suficiente para serem compradas pela mineradora brasileira.

A disputa promete ser encarniçada. Além dos suspeitos habituais, Anglo-American e Rio Tinto, a mineradora chinesa Vedanta Resources pode fazer um lance pela Camec.

Procurada, a Vale informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta boatos. As ações preferenciais estão abrindo a 32,30 reais, uma alta de 0,4%.

Exame

Link: Vale do Rio Doce quer comprar mineradora africana

Written by gandalfwizard

27 de julho de 2009 às 18:33

Publicado em Mineração, Vale, Xstrata

Deixe um comentário