Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Eike negocia o controle da Bradespar e sua participação na Vale

leave a comment »

O empresário Eike Batista tenta tornar viável o que pode ser o maior negócio de sua vida: entrar no controle da Vale, comprando a fatia do Bradesco.

A Folha apurou que, em 19 de agosto, o empresário esteve na sede do Bradesco, em Osasco (SP), para entregar a Lázaro Brandão, presidente do conselho de administração do banco, proposta de compra da Bradespar, que reúne ativos não financeiros da instituição.

A Bradespar tem 17,5% da Valepar, controladora da Vale com 53% de seu capital votante. Os outros sócios na Valepar são Litel (de fundos de pensão, liderados por Previ), com 58%, BNDESPar, com 9,5%, e o grupo japonês Mitsui, com 15%

Resta saber se o Bradesco quer vender sua empresa de participações. O negócio pode superar os R$ 9 bilhões, contabilizada a oferta que Eike terá de fazer aos acionistas minoritários caso seja bem-sucedido.

O grupo Bradesco tem pouco mais de 25% do capital da Bradespar. Outros sócios são os bancos Espírito Santo, Geração Futuro e Credit Suisse Hedging Griffo (por meio de fundos de investimento) e a gestora americana BlackRock. Investidores menores têm 58%.

A Folha apurou que, antes de fazer a oferta, Eike procurou saber a opinião do presidente Lula, com a ajuda do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Recebeu do presidente o aval para seguir em frente.

O mesmo movimento foi feito em relação ao presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e da Previ, Sérgio Rosa, tendo obtido indicações iguais.

Mesmo sem demonstrar explicitamente intenção de gerir a empresa, Eike procurou mostrar-se como "um homem comprometido com o desenvolvimento do Brasil".

Essa movimentação ocorreu em paralelo ao momento em que o governo demonstrava insatisfação com os rumos da Vale, em meados deste ano.

Folha

Link: Eike negocia comprar fatia do Bradesco na Vale

Written by gandalfwizard

5 de setembro de 2009 às 10:05

Publicado em Bradesco, Bradespar, Vale

Deixe um comentário