Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Petrobras já comunicou à ANP necessidade de unitização em Iara

leave a comment »

A Petrobras já comunicou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que será necessário realizar o processo de unitização no prospecto de Iara, no bloco BM-S-11, na Bacia de Santos. De acordo com o diretor de finanças e relações com investidores da estatal, Almir Barbassa, a agência representa a União na negociação com Petrobras, BG e Galp, as três sócias no bloco, e "não há pressa" para a definição do processo, uma vez que a comercialidade da área ainda não foi declarada.

A unitização é um processo necessário quando reservatórios de óleo e gás se estendem para além da área de concessão, entrando em outras regiões já concedidas ou não. No caso de Iara, o reservatório se prolonga para regiões não concedidas o que torna necessária a atuação da ANP como representante do governo. A individualização da produção passa a ser necessária nestas regiões para evitar que uma empresa acabe explorando, sem o devido pagamento, o óleo que está fora de sua área de concessão.

"Já foi comunicado à ANP que vai ser feita a unitização (em Iara)", disse Barbassa, que participou de palestra no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), no Rio de Janeiro.

O executivo ressaltou que esse acordo é necessário para o início da produção, mas destacou que não há preocupação com a demora na negociação – que pela primeira vez no país será feita com a União e não com outra empresa – uma vez que a declaração de comercialidade do bloco ainda não foi feita. Caso essa declaração já tivesse sido definida, as sócias em Iara teriam prazos para iniciar a produção, o que colocaria pressão para que a unitização fosse fechada mais rapidamente.

Barbassa frisou que será indiferente para a companhia se o governo optar pela cessão onerosa de áreas próximas a Iara ou a outros campos em que possa haver unitização. Segundo ele, a cessão de campos em áreas unitizáveis trará a necessidade de produzir mais cedo, o que vai aumentar o preço pago pela Petrobras pelos 5 bilhões de barris que constam do projeto de lei que define a capitalização da companhia. Pela proposta, a União aportará na empresa valor equivalente a 5 bilhões de barris, que serão cedidos onerosamente para a estatal em áreas que ainda serão definidas.

O diretor lembrou que a cessão de regiões onde a produção começará mais tarde terá o benefício de significar um valor menor pago pela empresa pelos 5 bilhões de barris.

"Se tiver possibilidade de produzir mais cedo, isso vai me custar mais o barril. Se essa produção vier mais tarde, isso vai refletir no valor presente, que é um preço menor. Acho que é indiferente", disse Barbassa.

Valor

Link: Petrobras já comunicou à ANP necessidade de unitização em Iara

Written by gandalfwizard

7 de setembro de 2009 às 12:12

Publicado em Petróleo, Petrobras, Pré-sal

Deixe um comentário