Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Dicas para manter o SPAM longe do seu e-mail

leave a comment »

Todos os dias quando abrimos nossas caixas de e-mail nos deparamos com inúmeras mensagens indesejáveis, querendo nos vender algo, falando sobre um produto milagroso, de uma viagem maravilhosa, oferecendo a solução de todos os nossos problemas financeiros e muitas outras “maravilhas”; porém todas elas têm algo em comum, nunca pedimos para recebê-las e nos fazem perder tempo apagando-as. Esse é o famoso ““, ou para definirmos com maior clareza seu âmago, “lixo eletrônico“.

Campanha Anti-Spam

A perda de tempo e a irritação de recebermos essas mensagens não são os únicos objetivos dos espalhadores desse lixo, os “spammers“, o conteúdo dessas mensagens pode provocar outros danos, desde os simples ““, mentiras e lendas que se espalham indefinidamente, aumentando o tráfego de dados inúteis, até danos mais graves como os “phishing ou “scams” que buscam enganar o destinatário para roubarem dados ou levá-los a alguma forma de prejuízo.

A quantidade com que essas mensagens têm se espalhado na rede nos últimos anos têm crescido de forma exponencial, porém não precisamos apenas nos sujeitar a esses abusos, algumas medidas por nós tomadas, podem diminuir muito esse transtorno.

Para começar a nos defender é preciso entender que muitas de nossas ações com relação à publicidade de nossos e-mails, são as maiores responsáveis por fazer com que os spammers consigam obtê-los, então vamos examinar que cuidados devemos tomar com nossos endereços de e-mail e como agir quando receber uma mensagem suspeita.Dicas

Dica 1

Nunca use seu e-mail principal para inscrever-se em fóruns, listas de discussão, ou para preencher qualquer outro formulário de um site. Para evitar usar seu e-mail, você precisará usar e-mails descartáveis. Os e-mails descartáveis são oferecidos por alguns sites e podem ser classificados em dois tipos, cada um com utilidades específicas.

» : permitem que você crie uma conta de e-mail temporária que enviará para o seu e-mail principal todos os e-mails que receber; como ela é descartável assim que você notar que está recebendo mensagens indesejáveis, através dela, poderá excluí-la e criar uma nova. Estes e-mails servem para os casos onde o e-mail informado servirá para receber e-mails durante um determinado período, e normalmente de uma mesma fonte. Alguns dos serviços permitem que você continue recebendo e-mails através de um endereço que já apagou, desde que de um e-mail já cadastrado (para o qual você tenha enviado e-mails anteriormente), em outras palavras um e-mail individual para cada remetente.

Alguns serviços deste tipo:

http://www.emailias.com/

http://www.gishpuppy.com/

http://sneakemail.com/

» : estes serviços permitem que você acesse uma conta de e-mail sem nenhum cadastro prévio, você poderá usar qualquer nome que queira dentro do domínio, esses e-mails são muito úteis nos casos em que você só precisa do e-mail para confirmar um cadastro, e não irá utilizá-lo depois. Alguns desses serviços permitem que você acompanhe o recebimento de mensagens através de ““.

Alguns serviços deste tipo:

http://www.mailinator.com/

http://mytrashmail.com/

Dica 2

Jamais responda a um spam. Este ponto é fundamental, pois os spammers monitoram as mensagens enviadas de várias formas, e a mais simples é receber a resposta direta do alvo, isto automaticamente colocará o e-mail que respondeu em uma lista de preferidos e confirmados com ativos, tornando-o alvo de muito mais spam. Porém não é suficiente não responder, para garantir que o spammer não saiba que a conta está ativa, outras providências devem ser tomadas.

» Não ative funções de resposta automática, que informam que você está de férias, por exemplo, pois isto também será uma confirmação de atividade. Se realmente precisar usar a função de resposta automática, garanta que seu provedor só envie estas respostas a e-mails que já receberam mensagens suas anteriormente.

» Não use nenhum link como “Clique aqui para não receber mais mensagens”, “Clique aqui para se descadastrar”…, pois somente visam confirmar se o seu e-mail é ativo e assim torná-lo um bom alvo para novos spams.

» Não permita que sejam carregadas imagens anexadas aos spams, elas serão monitoradas pelo spammer, então a melhor dica é deixar imagens no e-mail bloqueadas por padrão, assim quando não se tratar de um spam você poderá ativar as imagens.

» Não clique em nenhum link da mensagem, isso na melhor das hipóteses confirmará ao spammer seu e-mail como ativo, porém geralmente irá lhe conduzir a páginas com códigos que tentaram obter informações de sua maquina, que se não estiver bem protegida (firewall e antivírus atualizados), poderá sofrer até mesmo uma invasão.

» Não abra nenhum arquivo anexado a um spam, com toda a certeza estes tem o único intuito de permitir acesso a sua máquina para o remetente do spam.

Dica 3

Considere qualquer e-mail que você não conheça o remetente como uma mensagem suspeita, e trate-a até confirmar ser legítima, como um spam.

» Os spammers costumam disfarçar suas mensagens utilizando remetentes falsos, que podem ser endereços de empresas, organizações, ou qualquer outro que possa dar maior legitimidade as mensagens e incentivá-lo a abri-las.

» Alguns programas podem contaminar maquinas de pessoas que o conhecem, e assim, utilizá-las para lhe enviar mensagens de spam, para identificá-las será preciso ter atenção ao título das mensagens e também usar de um pouco de desconfiança, até que possa confirmar quem realmente as enviou, e lembrando novamente, jamais abra os anexos, antes da confirmação de identidade.

» Títulos sugestivos ou em outras línguas são as dicas mais rápidas e fáceis para chamar sua atenção e mantê-lo afastado dessas mensagens.

» Uma outra técnica bastante usada pelos spammers é enviar suas mensagens como se estivessem devolvendo mensagens enviadas por você que não puderam ser entregues aos destinatários, muito cuidado com essas mensagens e somente as abra se realmente reconhecer o e-mail que está devolvendo a mensagem e a tiver enviado nas últimas 48 horas.

Gráfico Sobre SpammersAcompanhamento de 12 meses do número de spammers denunciados e monitorados pela CommTouch.


Dica 4

A cada dia novas ferramentas para filtrar os spams, e separá-los das mensagens legítimas surgem e estão se tornando mais eficazes, porém alguns pontos devem ser observados sobre o funcionamento desses filtros anti-spams.

» O ponto mais importante de um filtro anti-spams é jamais excluir uma mensagem legítima por erro. Portanto verifique se o seu provedor lhe oferece a possibilidade de conferir as mensagens que ele classificou como spam, antes que as exclua.

» Cada vez mais os servidores on-line como Gmail, Hotmail, Yahoo e outros, possuem sistemas mais eficazes de controle anti-spams, pela constante atualização na base de dados.

» Observe se o provedor possui forma de denunciar mensagens spam, isto denota um serviço em constante aperfeiçoamento, aproveite esta ferramenta usando-a com parcimônia, denuncie apenas as mensagens que realmente são spams, não aquelas que apenas você não quer mais receber, mas havia solicitado-as antes, para estas últimas solicite o descadastramento ao remetente.

» Evite servidores que propõem medidas radicais para solucionar o problema; recentemente um servidor europeu “Lycos” resolveu revidar os ataques de spammers, usando um engenhoso sistema de proteção de tela para enviar dados inúteis para endereços de conhecidos spammers, buscando assim torná-los inoperantes; a idéia funcionou, porém em nada diminuiu o envio de spams ao servidor que retornou em número crescente com o fim da campanha.

Dica 5

A mais importante de todas as medidas para efetivamente diminuir o número de spams enviados, de um modo geral é a mais simples delas. Nunca, em nenhuma hipótese mesmo, compre produtos ou utilize um serviço do qual você tomou conhecimento através de um spam.

A idéia é simples, os spams são enviados, pois de alguma forma conseguem alcançar seu objetivo, então a melhor forma de lutar contra eles é frustrar sua missão. Portanto boicote, não compre, não utilize o serviço. Se todos o fizerem não haverá lucro para os spammers, e o envio irá diminuir.

Essas são idéias gerais de como evitar ser alvo dos spams, e como se comportar diante deles para que diminuam, espero que seja útil de alguma forma.

Atualização 02/01/06

Entre os serviços enumerados como provedores de e-mails provisórios, deixei de falar de uma opção importante, o Bloglines, um serviço de leitor de feeds online, modalidade de serviço sobre a qual em breve comentarei no Blog.

O serviço oferecido no Bloglines funciona da sequinte forma; você pode criar um email que será associado a um feed, podendo ser acompanhado da mesma forma que este, acrescentando as opções para que você possa responder as mensagens utilizando-se do email provisório.

Para quem já utiliza o serviço é uma excelente alternativa para manter seu email seguro, pois você poderá criar quanto e-mails desejar e acompanhá-los de forma bastante rápida e prática.

This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NoDerivs 2.0 Brazil License.<!–

–>

Written by gandalfwizard

31 de dezembro de 2005 às 08:00

Publicado em descartável, dica, e-mail, hoax, Lixo, Spam

Deixe um comentário