Investidor Informado

Just another WordPress.com weblog

Usando o Gmail para filtrar spam

leave a comment »

Logo Gmail
, , e outros clientes de , usados nos nossos computadores, sofrem diariamente para filtrar dezenas de mensagens indesejáveis recebidas, porém todos possuem muitas falhas em seus filtros para detectar lixo eletrônico, que insiste em chegar as nossas caixas de entrada e desperdiçar nosso tempo.

Para nos proteger existe uma infinidade de programas que tenta filtrar esses e-mails indesejáveis, como o Norton AntiSpam, MailWasher, SpamKiller, SpamAssassin, e outros que poderiam continuar essa lista quase que indefinidamente, porém todos esses programas apresentam vários problemas, o principal deles e comum a praticamente todos é a necessidade de “treiná-los”, em outras palavras, é preciso configurá-los para que reconheçam, de forma correta, o que é e o que não é, sendo que isso pode levar meses em alguns casos. Outro problema é o custo, a maioria desses programas é bastante cara, mais ainda se considerarmos que são uma solução parcial para o problema.

Minha sugestão para utilizar um cliente de e-mail no seu computador, sem precisar se preocupar em instalar um programa para tentar eliminar os spams, é configurar uma conta do , para servir como filtro on-line de seus e-mails, aproveitando-se da versatilidade de configurações que o POP3 do permite.

O filtro de utilizado hoje no Gmail é um dos mais sofisticados entre todos os servidores on-line, combinando Graylists[1], DomainKeys[2], o tradicional Filtro Bayesiano e mais uma combinação de personalizações, feitas através dos e-mails informados como spam pelo usuário. Além da vantagem de uma atualização constante dos filtros, com a qual você não precisa se preocupar. Tudo isso torna o do Gmail, uma barreira efetiva contra o lixo eletrônico, e o melhor, você pode se utilizar dela mesmo sem abandonar o seu programa de e-mail preferido.

Para que essa barreira possa funcionar você precisará redirecionar o seu atual e-mail para o endereço do Gmail que você irá utilizar como filtro, depois é só seguir esses rápidos passos para configurar a conta, e o seu cliente de e-mail para acessá-la.

  1. Nas configurações do Gmail (Encaminhamento e POP) selecione a opção “Ativar o POP apenas para e-mails que chegarem a partir de agora”, e selecione o que deseja fazer com as mensagens no Gmail, poderá arquivá-las ou apenas apagá-las, é sempre uma boa idéia ter um backup on-line de suas mensagens, assim aconselho a selecionar a opção “arquivar cópia do Gmail”, como mostra a imagem abaixo. Existe uma página na ajuda do Gmail, explicando com detalhes o tema “”.

Configurações POP3 Gmail

  1. Agora é preciso configurar o seu cliente de e-mail, como existem vários, e todos com configurações diferentes, apenas indicarei a página da ajuda no Gmail, “Configurando o acesso POP”, abaixo destaco um quadro com as configurações detalhadas do POP do Gmail. Os principais dados que devem ser observados são: 1) a porta de POP3 é “995”, com SSL; e para o SMTP porta “465” ou “587”, com TLS; e o nome de usuário deverá ser o e-mail completo incluindo o “@gmail.com”.

Configurações POP3 Gmail - Detalhes

Tudo pronto, a partir de agora você poderá receber no seu computador, apenas os e-mails que já passaram no filtro do Gmail, com muito menos lixo eletrônico, e a qualquer momento poderá acessar a conta do Gmail para verificar a pasta de spam, que conservará as mensagens bloqueadas, assim se alguma mensagem for bloqueada de forma incorreta, você poderá acessar a mensagem. Além disso, usando o botão “não é spam” poderá indicar que o filtro não deverá mais bloquear esse tipo de mensagens. Por fim ganha a vantagem de ter o acesso a todos os seus e-mails em qualquer lugar através do acesso on-line do Gmail.

Todos que precisarem de uma conta no Gmail deixem um e-mail nos comentários que enviarei os convites. E não esqueçam usem um e-mail provisório que protegerá seu atual e-mail de ser alvo dos spammers.


[1] Graylist é uma lista “cinza”, onde o servidor rejeita a mensagem por um determinado tempo. Tal atitude forca a mensagem a ser reenviada, o que geralmente não acontece caso a mesma seja enviada por um servidor de spam ou por inúmeros tipos de vírus. Uma vez a mensagem conseguir ser enviada, o servidor que a enviou poderá postar sucessivas mensagens sem atraso.

[2] DomainKeys é uma proposta de tecnologia que pode trazer de volta a simplicidade deste processo de decisão, dando aos provedores de e-mail um mecanismo para verificação tanto do domínio de cada remetente de e-mail, como da integridade de suas mensagens enviadas (comprovando, por exemplo, que elas não foram alteradas durante o envio). E, uma vez que o domínio pode ser verificado, ele pode ser comparado ao domínio utilizado pelo remetente no campo “De” da mensagem para detectar forjadores. Em caso de falsificação, trata-se então de uma mensagem de spam ou fraude e pode ser descartada sem impactos para o usuário. Se não for uma falsificação, então o domínio é conhecido, e um perfil sobre sua reputação pode ser estabelecido e ligado aos sistemas de política de antispam, compartilhado entre os provedores de serviço de e-mail, ou até exposto ao usuário.

Creative Commons License

This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NoDerivs 2.0 Brazil License.<!–

–>

Written by gandalfwizard

3 de janeiro de 2006 às 02:55

Publicado em dica, e-mail, filtro, gmail, pop, Spam

Deixe um comentário